terça-feira, 27 de setembro de 2011

Em que lugar deste mundo Deus é encontrado?



Láurence Raulino(*)


Respondendo eu mesmo a esta pergunta, cruamente..., na real, digo que apenas e exclusivamente nas páginas dos "livros sagrados", como a Bíblia; o Torá; o Corão... Mas óbvio que para a fé e toda a "loucura consentida e aceita" que a envolve, com as suas fantasias metafísicas..., em qualquer lugar deste mundo, pois ELE é dotado da capacidade de ser ubíquo, ou seja, se encontra em todo lugar e em qualquer tempo.

A ubiquidade divina significaria que Deus encontrava-se e encontra-se presente - e no futuro também será encontrado, óbvio - em todos os lugares e em todos os tempos neste mundo, valendo dizer que assistiria a todas as ações da natureza e da irracionalidade, como também a todas as ações e a todos os pensamentos e atos humanos.

No Ocidente, mas talvez também no Oriente - ainda que um pouco menos neste, o que também não significaria lá muita coisa -, Deus é algo fluído, ou muito consistente na vida humana, dando-lhe sentido e a "força" indispensável para que a grande maioria prossiga em sua luta diária, para não sucumbir à banalidade e a falta de sentido de que a vida se reveste, cruamente... Nem mesmo o amor, à família e aos filhos, inclusive e destacadamente, etc., que é uma capacidade humana cientificamente reconhecida como tal, não deixa de ser, para todos os que acreditam em Deus ou numa vida espiritual - antes ou depois da "partida", rumo ao nada... -, algo divino, dado por Deus, ao contrário do ódio e dos outros "sentimentos negativos", que seriam atributos do Diabo, como se não fossem também igualmente humanos.

A verdade, verdadeira e sem metafísicas nem fugas da realidade, é que tanto Deus quanto o Diabo estão dentro de nós, em nossos corações e mentes. Para sermos de Deus, ou com Deus, do Diabo ou com o Diabo, basta que num determinado instante de nossas vidas "puxemos" um ou outro.

Do mesmo modo que podemos "puxar" de nossas mentes, em qualquer lugar ou instante de nossas vidas, Deus ou o Diabo, também podemos, embora com muito mais dificuldade, mas podemos expulsar dali um ou outro. Isto é que é ser ateu: viver sem Deus, mas também viver sem diabo nenhum. É difícil, muito difícil, mas é possível, tanto que no Brasil e mundo afora, hoje milhões de pessoas vivem assim, como "gente normal", ou não. Isso aí depende de cada um, como de resto tudo..., ou quase tudo nesta vida.

(*) - advogado, articulista e escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário